segunda-feira, 1 de março de 2010

POUPAR ENERGIA

Poupar energia

Temos vindo a assistir a um aumento de campanhas que têm como objectivo chamar a atenção dos cidadãos para a diminuição de gastos energéticos, isto é: poupar energia.
Até somos convidados a desligar o modo de espera (standby) de todos os aparelhos eléctricos ou electrónicos, como se isso fosse o motivo porque o consumo de energia é tão elevado.
Se os governantes ou as entidades que, muito bem, lançaram estas iniciativas, dessem o exemplo e cumprissem os conselhos que dão aos outros, talvez a factura não fosse tão pesada e o consumo diminuísse, porque o povo copiaria esses eventuais bons exemplos que nunca são dados, logo não são seguidos.
Não é só com as pequenas poupanças que eventualmente o povo venha a fazer, que esse objectivo é alcançado, há sectores da vida nacional em que se podia poupar e em grande escala.
Vejamos: A maioria dos veículos das forças armadas ou de segurança, seja qual for o ramo, gastam combustível a níveis exagerados, alguns 20 vezes acima de um veículo normal, os veículos onde os Srs. governantes se fazem transportar e… acompanhar, gastam muito acima dos carros normais, há muitas repartições públicas onde podia haver luz natural, mas a luz eléctrica está todo o dia acesa, há por esse país além, (eu já o comprovei) milhões de lâmpadas de iluminação pública, acesas de manhã quando já é de dia e à noite são acesas quando também ainda é de dia.
Não peçam ao povo para poupar migalhas àqueles que desbaratam milhões…
Se o exemplo vem de cima, é por cima que deve começar, de contrário, dificilmente os conselhos podem ser seguidos.
Dezembro de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário